domingo, 15 de agosto de 2010

Evolua

E assim começamos os nossos trabalhos, este é o primeiro post do Blog Comente_Discuta, portanto nada mais previsível do que começar do começo, bem simples mesmo sem dar rodeios. Vamos iniciar expondo a proposta do blog, premissas e finalmente trazer algumas reflexões.

A PROPOSTA

Depois de a.C./d.C. temos a.WWW./d.WWW., isso não é novidade para ninguém, claro que este insight já traz uma discussão bem maior do que vamos nos aprofundar agora e com certeza é assunto para um próximo post, mas Cristo mudou muito do que era o mundo antes dele ao qual vivemos e assim como ele existiram outros seres e acontecimentos que realmente influenciaram no nosso jeito de viver atualmente. No entanto, depois do WWW, esses seres e acontecimentos foram elevados de maneira exponencial (Bonito isso!).

O que estou tentando dizer é que este blog surgiu de uma reflexão de uma série de novidades que a internet vem trazendo e muitas vezes temos que nos esforçar para acompanhar, temos dificuldade para aproveitar o melhor dela e principalmente entender como as engrenagens desse monstro funcionam. A internet abriu uma janela permitindo que as pessoas se comunicassem independente das barreiras físicas entre elas, permitiu que ideias fossem expostas, editadas, complementadas e contestadas, permitiu que as pessoas colaborassem umas com as outras sem necessariamente haver um interesse financeiro envolvido nisso e sim um interesse de simplesmente evoluir.

É disso que estamos falando COLABORATIVIDADE, queremos trazer para esse blog temas para comentarmos, discutirmos e evoluirmos juntos sem nenhum outro interesse a não ser o de dar um passo à frente. Portanto queremos usar o que de melhor a internet pode oferecer para chegar a um lugar adiante deste que estamos agora.

Não consigo tangibilizar qual é a entrega final desse objetivo, pode resultar em um livro, um programa, um sistema ou apenas mais um canto de um pássaro nesse universo infinito chamado WEB. Entretanto, o mais importante dessa proposta toda é que independente de qual é o final, os meios serão construídos por todos nós, portanto: Comente_Discuta -> Evolua!

Este vídeo que me foi apresentado por uma empresa focada no mundo on-line ilustra muito das lebres que estamos começando a levantar. (Campanha da BT de 2002)


Entendendo ou não todo esse blá, blá, blá acima, tome pelo menos como o princípio o simples ato de participar, seja para corrigir os erros de português que certamente aparecerão, seja para criticar tudo que se escreve nesse blog ou seja apenas para contribuir. Comente_Discuta -> Evolua!

PREMISSAS

É bem simples essa parte também. São só algumas constatações e regras que não podemos deixar de expor:

- As pessoas que escrevem nesse blog não o têm como forma de se sustentar. Não somos Blogueiros e o propósito é construir algo como uma avaliação 360 graus.

- Não temos pretensão de ser referência em nada além de um ambiente mútuo de colaboração e discussão.

- Não sabemos de tudo, mas acreditamos que TODOS JUNTOS (sim, você aí também!) poderemos saber de muita coisa.

- “...Tudo que eu queria dizer alguém disse antes de mim
Tudo que eu queria enxergar, já foi visto por alguém
...Tudo que eu queria fazer alguém fez antes de mim
Tudo que eu queria inventar foi criado por alguém...”

(Pra Manter ou Mudar, Móveis Coloniais de Acaju, 2009)


Ou seja, sabemos que não estamos inventando a roda e que provavelmente alguém já pensou, mas se ficarmos tentando achar algo inusitado, talvez nunca iremos EVOLUIR .

Então aí vai a PRIMEIRA REFLEXÃO: Já imaginou poder comentar algo, seja em um blog ou em um site de e-commerce, avaliar o que é discutido, ser reconhecido pelo que você pensa e poder visualizar o perfil de todos que contribuem com opiniões, independente dos sites em que comentam? E isso tudo de uma forma simples e organizada? Já existe algo assim? É possível criar algo assim? Como? Queremos ouvir você e construir isso juntos.


@ronaldocf l ronaldocf@gmail.com

6 comentários:

  1. Quem fizer o primeiro comentário (sem ser esse) ganhará dois ingressos Cinemark para assistir o filme do Facebook (quando lançar aqui).

    ResponderExcluir
  2. Amei o blog, parabéns!

    Já que este blog surgiu de uma reflexão sobre a internet, gostaria de deixar um pensamento sobre o tópico, sem nenhuma pretensão de contribuir com algo inédito....

    De infinitas maneiras a internet contribui para nossas vidas, mas sem sombra de dúvida, a maior contribuição é a possibilidade de quebra de barreiras entre pessoas. Porém, ao mesmo tempo em que algumas barreiras são quebradas essa mesma ferramenta constrói outras... Nesta era "d.www." é tão fácil mantermos contato via email ou msn que pouco pegamos no telefone ou marcarmos encontros. Ao mesmo tempo que a internet facilita a comunicação diminui muito a qualidade do contato entre as pessoas.

    Prometo me esforçar mais nos próximos comentário....

    ResponderExcluir
  3. comentários (vamos tentar não matar o portugês)

    ResponderExcluir
  4. Uau!
    Meu cunhadinho agora é blogueiro!?!
    Já sou seguidora do Comente_Discuta.
    Parabéns!
    Beijo,
    :-) Bá.

    ResponderExcluir
  5. Rô,

    Vale a pena ouvir o comentário do Arnaldo Jabor de hoje... ;-)
    http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/arnaldo-jabor/ARNALDO-JABOR.htm

    Beijo,

    :-) Bá.

    ResponderExcluir
  6. Bá!

    Colaborou e muito! Tema para o próximo post, com certeza. Aguarde!

    ResponderExcluir